segunda-feira, 2 de março de 2009

A Lenda do GATO


Como o Gato tornou-se um animal doméstico

Antigamente os gatos não viviam na casa com as pessoas.Só nas florestas, em árvores e debaixo dos arbustos.
Era uma vz um gato que ficou amigo de um coelho por que achou que o coelho era um animal muito esperto. Mas um dia o coelho discutiu com uma gazela, que o matou com os chifres pontudos.
Diante disso o gato resolveu acompanhar a gazela. Não demorou, porem, até que um leopardo
atacasse a gazela e a matasse.
Assimo gato ficou com o leopardo, mas os dois em pouco tempo encontraram um leão.
O leopardo e o leão se atracaram , e dessa vez o leão ganhou.
O pobre gato adotou um leão como seu novo amigo, e eles passaram um tempo agradável perambulando pela floresta. Mas um dia eles cruzaram uma manada de elefantes. O leão se pôs a lutar com o maior deles e em pouco tempo tinha sido pisoteado até a morte.
O gato olhou para o elefante e pensou: "Agora, se um animal grande e forte como ele se tornar meu amigo, eu não correrei perigo. Ninguem se atreverá a me fazer mal."
Porem, os problemas do gato estavam longe de terminar. Veio um caçador, atirou num elefante com uma flecha envenenada e o matou. O gato nunca tinha visto um animal como aquele, de duas pernas. Ele ficou muito surpreso e não sabia o que fazer. Pensou um pouco e tomou sua decisão.
"Se essa criatura é capaz de matar um grande elefante, eu vou torná-la meu novo amigo. Então estarei seguro para gozar minha vida".
Assim, o gato acompanhou o caçador até a casa dele, onde se arrastou para debaixo da varanda e ficou quietinho. Pouco depois ele ouviu uma discussão vinda de dentro da casa., com uma voz aguda mais forte que a do caçador. De repente viu o caçador correndo para fora e logo atrás dele uma mulher querendo acertá-lo com uma grande colher de pau.
"Ah, então é assim!" exclamou o gato surpreso."Entre todos os seres vivos, o mais forte é a mulher!"
Daquele dia até hoje, os gatos vivem dentro de casa, onde a mulher é a criatura mais forte do mundo.

Gostaram? Pois essa é uma antiga lenda swahili, que se conta para as crianças, mas eu penso como relata a natureza do gato, que é amigo da casa, do vencedor; e sua amizade tem raízes tão somente em seus interesses e incessante busca por seu bem estar, não em primeiro, mas em único lugar! Mostra tambem a força da mulher! Não dessas"mulheres" por aí, mas da mulher da esposa do caçador. Essa pequena lenda me faz lembrar vários "amigos". Esta lenda não é minha obra, é de um autor desconhecido e fora contada através de muitas gerações, de pais a seus filhos, porem sou a única que a publicou, que acaba de publicá-la na rede.
Ah! Me lembra outra história que minha Mãe me contava e ainda ha algumas semanas me relembrou providencialmente! Me trouxe um alívioquase infantil!

Querem ouví-la, é sobre crocodilos...

E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Sophia Meira sou cromo somos... somos universos paralelos. cada mulher e cada homem é uma estrela ou um astro ! Obrigada por existir ! É um grande prazer você estar aqui !